TEXTO ÁUREO
"Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens [...]."
(1 Ts 4.17)
VERDADE PRÁTICA
O arrebatamento da Igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Tessalonicenses 4.13-18
13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
OBJETIVO GERAL
Ressaltar que o arrebatamento da Igreja será a completude da salvação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Saber que todos os salvos serão arrebatados;
2) Explicar como se dará o arrebatamento e a ressurreição dos mortos;
3) Compreender o que acontecerá antes e depois do arrebatamento.
PONTO CENTRAL
A Igreja de Cristo será arrebatada pelo Senhor. Todos os salvos subirão para se encontrarem com Jesus
INTRODUÇÃO:
O Ensinador Cristão nos diz que a doutrina da Segunda Vinda do Senhor tem dois aspectos que precisam ser destacados: o secreto e o público. São duas as etapas que constituem a Segunda Vinda do Senhor. A primeira é visível somente para a Igreja, mas invisível ao mundo; a segunda etapa é visível a todas as pessoas, pois “todo olho verá”. Na presente lição, o aspecto tratado será o primeiro, ou seja, a doutrina do Arrebatamento da Igreja.
Ao introduzir a lição desta semana na classe, defina o termo “arrebatamento”. Mostre aos alunos que o termo se origina da palavra grega harpagêsometha que significa “àquilo que é frequentemente chamado”. Refere-se à ideia de se encontrar com o Senhor para celebrá-lo como Ele é. A ideia de nos encontrarmos com o Senhor faz um paralelo com 1 Tessalonicenses 4.15, onde a palavra parousia aparece determinando os seguintes significados: “presença” e “vinda” do Senhor. Por isso, há algumas linhas de pensamentos distintas, em que outros irmãos em Cristo consideram que o Arrebatamento e a Vinda Gloriosa serão um só evento.
Entretanto, o contexto do Arrebatamento como um acontecimento distinto à Vinda Gloriosa está nos escritos do apóstolo Paulo. Este tinha em mente o arrebatamento quando exortava os crentes do Novo Testamento a terem esperança: “nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17). Textos como Colossensses 3.4; Judas 14 dão conta dos crentes voltando com Cristo para julgar os ímpios após o Arrebatamento da Igreja.
Múltiplas Correntes Escatológicas concernentes ao Arrebatamento
Pré-Milenismo:
O Pré-Milenismo está dividido em Histórico e Dispensasionalista.
O Dispensasionalismo está dividido em:
• Pré-Tribulacionista
• Meso-Tribulacionista
• Pós-Tribulacionista
Amilenismo:
O Amilenismo tem um entendimento de que na Segunda Vinda de Jesus, o Arrebatamento e a Parousia estarão conectadas, isto é, serão um só acontecimento, seguindo assim o Juízo Final
Igualmente,
Pós-Milenismo:
o Pós-Milenismo entende que na Segunda Vinda de Jesus, o Arrebatamento e a Parousia estarão conectadas, isto é, serão um só evento, seguindo assim o Juízo Final.
As Assembleias de Deus no Brasil adotam a corrente Pré-Milenista-Dispensacionalista-Pré-Tribulacionista, onde o Arrebatamento da Igreja ocorrerá antes dos sete anos de Grande Tribulação.
I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
Na primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na Terra. Ele estará "nos ares" ou "nas nuvens" (1 Ts 4.17).
1. A reunião dos salvos no encontro com Cristo.
A palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que morreram em Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e permaneceram fiéis até a morte (Ap 2.10; 1 Ts 5.23), e os que estiverem vivos, aguardando o glorioso evento (1 Ts 4.13).
A palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que morreram em Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e permaneceram fiéis até a morte (Ap 2.10; 1 Ts 5.23), e os que estiverem vivos, aguardando o glorioso evento (1 Ts 4.13).
2. Quem será arrebatado?
Todos os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento. Só chegarão aos céus aqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. A vida cristã não é fácil, exige renúncia. O caminho que conduz ao céu é estreito. Todo crente, em sua jornada aqui na terra, enfrenta montes e vales, alegrias e tristezas. Infelizmente, muitos não perseveram e acabam voltando atrás, se desviam e acabam vencidos pela carne, o mundo e Satanás. Seja fiel, meu irmão e minha irmã, pois há uma recompensa para os que são fiéis e igualmente para todos os infiéis. A Palavra de Deus alerta que no grande dia do Senhor os ímpios "ficarão de fora" (Ap 22.15), mas os que permaneceram no Senhor serão transformados e subirão para se encontrar com Deus. A promessa do arrebatamento e do céu é para quem vencer (Ap 3.12). Não desista!
The popular Encyclopedia of Bible Prophecy (Enciclopédia
Popular de Profecia Bíblica), Harvest House Publishers - 2004, autores TIM
LAHAYE, Criador e co-autor de DEIXADOS PARA TRÁS, e ED HINDSON, nos mostram os
eventos escatológicos com relação ao Arrebatamento divididos em 15 partes,
vejamos:
1- O Senhor mesmo descerá da casa do seu pai, onde
ele está preparando um lugar para nós (1 tessalonicenses 4.16);
2- Ele virá outra vez para nos levar para si mesmo
( joão 14.1-3);
4- O Senhor clamará ao descer (ordem em voz alta,
(1 tessalonicenses 4.16). tudo isto acontecerá em um piscar de olhos (1
coríntios 15.52);
Num piscar de olho: “Num
momento, num abrir e fechar de olhos...”1 Coríntios 15:52.
Em pesquisas feitas, foi verificado
que em média, um olho humano tem entre 300 e 400 milissegundos para completar
uma única batida, Isto é aproximadamente entre três décimos e
quatro décimos de segundo,ou seja, uma pessoa pode piscar duas vezes
ou três vezes por segundo. É uma velocidade incrível, sem tempo de pensar ou
perceber o momento, desta forma, um motivo para cada vez mais ficarmos
vigilantes e atentos em nossas ações e pensamentos para não vivermos no pecado
(grifo nosso).
5- Nós ouviremos a voz do arcanjo (talvez para
guiar israel durante os sete anos da tribulação, como ele fez no at
- 1 tessalonicenses 4.16;
6- Nós também ouviremos o chamado da trombeta de
Deus ( 1 tessalonicenses 4.16), a última trombeta para a igreja. (não confundir
esta com a sétima trombeta de juízo sobre o mundo durante a tribulação em
apocalipse 11.15);
7- Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (os
restos mortais corruptíveis dos seus corpos tornam-se incorruptíveis e
juntam-se aos seus espíritos, que Jesus traz consigo - 1 tessalonicenses
4.16-17;
8- Então, nós os que estivermos vivos, seremos transformados
(ou tornados incorruptíveis, tendo os nossos corpos revestidos da
“imortalidade” 1 coríntios 15.51,53;
9- Seremos capturados (arrebatados) juntamente (1
tessalonicenses 4.17);
10- Seremos arrebatados nas nuvens (onde os crentes
mortos e vivos terão um grandioso encontro - 1 ts 4.17);
11- Encontraremos o Senhor nos ares - 1
tessalonicenses 4.17;
12- Cristo nos tomará para si mesmo e nos levará
para a casa do Pai “para que, onde eu estiver, estejais vós também” (joão
14.3);
13- “E assim estaremos sempre com o Senhor”
1
tessalonicenses 4.17;
14- No chamado de Cristo aos crentes, ele julgará
todas as coisas. Os crentes comparecerão ante o tribunal de Cristo (romanos
14.10; 2 coríntios 5.10), detalhes em 1 coríntios 3.11-15. Este juízo prepara
os crentes para...
15- As Bodas do Cordeiro. Antes de Cristo voltará a
terra em poder e grande glória, Ele se encontrará com a sua noiva, a igreja, e
a ceia das bodas ocorrerá. Nesse ínterim, depois que a igreja for arrebatada, o
mundo sofrerá o derramamento sem precedentes da ira de Deus, o qual o nosso
senhor chamou de “grande aflição” (Mateus 24.21).
Além desta sequência acima, gostaria de também,
detalhar a diferença do Arrebatamento, antes da Grande Tribulação, e a manifestação
em Glória de Cristo, no final da Grande Tribulação, com a sua igreja, tendo em
vista que, O Amilenismo tem um entendimento de que na Segunda Vinda de
Jesus, o Arrebatamento e a Parousia estarão conectadas, isto é, serão um só
acontecimento, seguindo assim o Juízo Final Igualmente, porém, quando
examinamos mais afundo chegamos a uma visão diferente. Vejamos pelo menos 8
diferenças abaixo:
1- No arrebatamento,
Cristo vem nos ares e volta para o céu
(1 Ts 4.17);
1- Na manifestação da glória, Cristo vem para a terra para reinar
(Mt 25.31-32);
2-
No arrebatamento, Cristo reúne os seus (1 Ts 4.16-17);
2-
Na manifestação da glória, os anjos reúnem os eleitos(Mt 25.31);
3- No arrebatamento,
Cristo vem para dar o galardão(1 Ts 4.17);
3- Na manifestação da
glória, ele vem para julgar (Mt 25.31-46);
4- No arrebatamento,
a ressurreição é proeminente(1 Ts 4.15-16);
4- Na manifestação da
glória, a ressurreição não é mencionada;
5- No arrebatamento,
os crentes deixam a terra (1 Ts 4.15-17);
5- Na manifestação da
glória, os incrédulos são levados da terra
(Mt 24.37-41);
6- No arrebatamento,
os incrédulos permanecem na terra(1 Ts 4.15-17);
6- Na manifestação da
glória os crentes permanecem na terra
(Mt 25.34);
7- O reino de Cristo
na terra não é mencionado o arrebatamento;
7- Na manifestação da
glória, Cristo vem para estabelecer o seu
reina na
terra (Mt 25.31,34); e
8- No arrebatamento,
os crentes receberão corpos glorificados
(1 co
15.51-57);
8-
Na manifestação da glória, os sobreviventes não receberão
corpos
glorificados.
Desta forma fica bem claro de
verificarmos uma enorme diferença entre o Arrebatamento e a manifestação.
Percebemos que são eventos totalmente distintos um do outro. Ainda mais,
ficaria difícil de se encaixar os outros eventos, como, a Grande
Tribulação, O Tribunal de Cristo, A Boda do Cordeiro, O Milênio e O Grande
Trono Branco, se o Arrebatamento e a Manifestação de Cristo em glória,
juntamente com a Igreja, fossem um evento só.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, enfatize que "o arrebatamento da Igreja é um dos eventos proféticos mais comoventes e empolgantes da Bíblia". Em seguida, leia com os alunos 1 Tessalonicenses 4.15-18. Depois copie no quadro os cinco estágios do arrebatamento que 1 Tessalonicenses 4.15-18 apresenta. Discuta com os alunos cada um dos estágios do arrebatamento:
"O próprio Senhor descerá do céu com alarido e com som de trombetas;
Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
Nós que estivermos vivos e permanecermos na Terra seremos 'arrebatados' (gr. harpazo) juntamente com eles nas nuvens;
Encontraremos o Senhor;
Estaremos sempre com Ele. O apóstolo Paulo também revelou o que chamou de 'mistério' a respeito do arrebatamento. Em 1 Coríntios 15.51-53, ele explicou que alguns crentes não dormiriam (morreriam), mas seus corpos seriam instantaneamente transformados" (Adaptado de: LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.81).
A Vinda do Filho de Deus
"A vinda de Jesus ocorrerá em duas fases distintas. Na primeira fase, haverá o arrebatamento da Igreja. Jesus voltará invisível aos olhos do mundo, detendo-se nas nuvens, e, em abrir e fechar de olhos, arrebatará para si todos os santos. Isso ocorrerá antes da Grande Tribulação. A segunda fase da vinda do Senhor acontecerá sete anos mais tarde, já no fim da Grande Tribulação. Dessa vez, Ele voltará em grande poder e glória, visível aos olhos de todos e acompanhado dos santos que foram arrebatados. Virá, então, para salvar e restaurar o povo de Israel, destruir o anticristo, amarrar o Diabo e governar a Terra por mil anos." Leia mais em Introdução à Teologia Sistemática, CPAD, p. 626.
Ao fazermos uma leitura atenta das primeiras Epistolas aos Tessalonicenses e Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas dúvidas acerca dos mortos em Cristo (1 Co 15.12-23, 35-54). Erroneamente, acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais esperança de ressuscitar. Atualmente, muitos também têm dúvidas quando o assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a Palavra de Deus assegura-nos que os mortos hão de ressuscitar: "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele" (1 Ts 4.14). Em outra ocasião, tratando desse mesmo assunto, Paulo ainda afirma: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda" (1 Co 15.20-23). Não precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem com o Senhor, pois quando chegarmos aos céus os encontraremos.
Tomando por base o tremendo versículo acima, onde Paulo nos diz que Cristo "...foi feito as primícias dos que dorme", podemos fazer uma pergunta para termos alguns respostas tremendas:
Pb. RIVALDO ANDRADE EM FRENTE DO TÚMULO DE JESUS - NO ANO DE 2012
JARDIM DO TÚMULO VAZIO DE JESUS COM
PR. JAIRO GONZAGA - NO ANO DE 2013
"O QUE SERIA DO CRISTIANISMO, DO EVANGELHO E
CONSEQUENTEMENTE DO CRENTE, SE NÃO FOSSE A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO?"
1- O seu nascimento
não teria sentido;
2- O seu ministério
não teria sentido;
3- O seu sofrimento
não teria sentido;
4- Sua morte não
teria sentido; e
5- A vida de Jesus
não teria sentido.
E consequentemente, a
nossa vida se resumiria em ossos
debaixo a terra,
não teria sentido nenhum a vida para o
ser humano.
Porém, Ele ressuscitou detre os mortos.
E nós hoje não
poderíamos crer no 3º Credo das Assembleia
Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua morte
vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os
mortos e em sua ascensão
vitoriosa aos céus.
2.A primeira e a segunda ressurreição.
É a ressurreição dos salvos, daqueles que esperam a volta de Jesus. O primeiro a dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é "as primícias dos que dormem", conforme disse Paulo (1 Co 15.20). Contudo, na primeira ressurreição, farão também parte desse evento glorioso: "as duas testemunhas" (Ap 11.1-12); o grupo dos "mártires", aqueles que aceitarão a Cristo na "grande tribulação" (Ap 7.9-17). A segunda ressurreição será para os ímpios, após o milênio (Ap 20.5,6).
3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar.
Os salvos que estiverem vivos na volta de Jesus serão arrebatados e transformados (1 Ts 4.17). A transformação dos vivos é um mistério: "Eis aqui vos digo um mistério: [...] nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade" (1 Co 15.51-53). Pela transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado.
Os salvos que estiverem vivos na volta de Jesus serão arrebatados e transformados (1 Ts 4.17). A transformação dos vivos é um mistério: "Eis aqui vos digo um mistério: [...] nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade" (1 Co 15.51-53). Pela transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado.
Diz a Bíblia "que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção" (1 Co 15.50). Com corpos glorificados, semelhantes ao de Jesus (Fp 3.21), os salvos poderão ir "ao encontro do Senhor nos ares".
Para subsidiar o tópico acima, lançaremos a seguir uma sínteses com relação a Ressurreição dentre os mortos, já que por limitações não do autor, mas, do padrão e limites de conteúdo da lição.
A Primeira Ressurreição se divide em duas Partes:
a) Os Santos do Antigo Testamento e a Igreja no Arrebatamento (Ressurreição da Ceifa – 1 Ts 4.13-17; 1 Co 15.51-54) .
O MESMO CORPO SERÁ CONSERVADO (Rm 8.23; 1 Co 15.35-57 ;
Os mortos (justos) terão corpos glorificados semelhantes ao corpo de Cristo após sua ressurreição (Fp 3.21). Não será uma revolução, ou uma nova criação, mas um despertar para a vida outra vez no mesmo corpo, em sua forma, substância e identidade.
A mesma carne que se corrompeu será restaurada, qualquer alteração não será na natureza do corpo, mas sim, na sua condição. Não em sua substância, mas em suas qualidades. Isto quer dizer, que será guardado, vigiado, cuidado. Deus guardará o corpo assim como tem guardado o espírito até a volta de Cristo.
b) Os Santos da Grande Tribulação (Ressurreição da Respiga – Ap 6.9-11; 20.4,5);
a) Os Santos que morreram durante o Milênio, serão levantados no
seu término;
E muitos dos que dormem no pó da
terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo
eterno.
Daniel 12:2
Não
vos maravilheis disto; porque vem a hora em que TODOS os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
João 5:28
João 5:28
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição
da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
João 5:29
João 5:29
b) Os injustos mortos de todos os tempos (Ap 20.11-15).
Os ímpios na Segunda Ressurreição, receberão um corpo não
glorificado no qual
poderão sofrer durante a eternidade (Ap 20.5,10,12)
COMO SERÁ O CORPO DA RESSURREIÇÃO?
1- Visível (Lc 24.39) - "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo;
apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu
tenho".
2- Incorruptível (1 Co 15.42,54)
- "Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em
corrupção; ressuscitará em incorrupção".
3- Palpável (Jo 20.27) - "Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu
lado; e não sejas incrédulo, mas crente".
4- O mesmo Corpo (Lc 24.39) - "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho".
5- Vivificado (Rm 8.11) - “...aquele que dentre os
mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos
mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”.
III - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE
1. Antes, é preciso vigilância.
Como já é do seu conhecimento, todo crente deve estar preparado a cada dia, a cada instante para o arrebatamento. Ao deitar e ao levantar, o crente precisa estar preparado espiritualmente, pois, quando "a trombeta de Deus" tocar, anunciando a volta de Cristo, não haverá mais tempo, um segundo sequer, para alguém se preparar. Os pais não poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar às esposas e vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que se chama hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez surpreendente, "num abrir e fechar de olhos" (1 Co 15.52).
Como já é do seu conhecimento, todo crente deve estar preparado a cada dia, a cada instante para o arrebatamento. Ao deitar e ao levantar, o crente precisa estar preparado espiritualmente, pois, quando "a trombeta de Deus" tocar, anunciando a volta de Cristo, não haverá mais tempo, um segundo sequer, para alguém se preparar. Os pais não poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar às esposas e vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que se chama hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez surpreendente, "num abrir e fechar de olhos" (1 Co 15.52).
2. Depois, viveremos felizes para sempre.
Jesus, a expressão máxima do amor de Deus, voltará para buscar a sua amada Igreja (Jo 14.3). A Igreja, a "Noiva do Cordeiro", há de se encontrar com seu "Noivo", nas nuvens, e viverão felizes por toda a eternidade. Desde o seu início, a Igreja tem sofrido todo tipo de perseguição e infortúnio. Mas em todos os embates, ela saiu vitoriosa. Porque Jesus, o Noivo, afirmou: "[...] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). Atualmente a Igreja e os crentes são perseguidos em muitos países, mas a Noiva do Senhor subirá ao encontro dEle, para encontrá-lo "nas nuvens" (1 Ts 4.17). João viu o final da história dos cristãos e alegrou-se muito: "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou" (Ap 19.7).
Jesus, a expressão máxima do amor de Deus, voltará para buscar a sua amada Igreja (Jo 14.3). A Igreja, a "Noiva do Cordeiro", há de se encontrar com seu "Noivo", nas nuvens, e viverão felizes por toda a eternidade. Desde o seu início, a Igreja tem sofrido todo tipo de perseguição e infortúnio. Mas em todos os embates, ela saiu vitoriosa. Porque Jesus, o Noivo, afirmou: "[...] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). Atualmente a Igreja e os crentes são perseguidos em muitos países, mas a Noiva do Senhor subirá ao encontro dEle, para encontrá-lo "nas nuvens" (1 Ts 4.17). João viu o final da história dos cristãos e alegrou-se muito: "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou" (Ap 19.7).
CONCLUSÃO
No grande evento (o arrebatamento da Igreja), esperado pelos salvos, dar-se-á a reunião de todos os filhos de Deus, que nEle creem, desde a fundação do mundo. Os mortos serão ressuscitados e os vivos serão arrebatados. Por isso, se você crê no arrebatamento da Igreja, tenha esperança e procure purificar-se a cada dia mais, pois em breve a Igreja do Senhor não estará mais neste mundo tenebroso (1 Jo 3.3).
RIVALDO NASCIMENTO
- Ensinador Cristão Nº 65 do 1º trimestre de 2016. Marcelo Oliveira de Oliveira.
- Tuler, Marcos - Sumário de Escatologia e Soteriologia/Marcos Tuler - Rio de Janeiro: 3D Editora, maio 2013, 3ª edição.
- Imagens tiradas do site www.escola-dominical.com.
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